Notícia

CASE IH OPTUM 300 CVX – TRATOR DO ANO 2017

15-11-2016

​​​Realizou-se, no passado dia 9 de Novembro, em Bolonha, na EIMA (Exposição Internacional de Máquinas Agrícolas), a 20ª edição do TOTY (Tractor of the Year).

A organização e membros do Tractor of the Year®, composto por experts das maiores revistas da especialidade na Europa, elegeram os modelos dos tratores vencedores nas 4 categorias em disputa: Trator do Ano para campo aberto, melhor utilitário, melhor especializado e melhor design. 

O fantástico CASE IH OPTUM 300 CVX, que já em 2016 tinha arrecadado vários prémios internacionais, entre os quais, o prestigiado MACHINE OF THE YEAR 2016 na Agritechnica, foi nomeado desta vez o MELHOR TRATOR DO ANO 2017 em Campo Aberto.

Este magnífico modelo produzido em St. Valentin, na Áustria, tem vindo a ser muito elogiado devido à sua excelente relação Peso/Potência, pela sua eficiência e autonomia em termos de combustível, e porque apesar de apresentar uma Potência e Tecnologia incríveis, possui dimensões relativamente compactas, agilidade e flexibilidade, apropriadas à agricultura Europeia.

É uma máquina adequada para tarefas onde a alta potência é essencial, mas o peso nem tanto. Mas para trabalhos onde a tração e a aderência são o fator crítico, como cultivos pesados, o OPTUM CVX é tão capaz como qualquer trator de alta potência.

No que respeita ao transporte rodoviário, o OPTUM pode ser lastrado de acordo com o peso da carga que está a puxar, para máxima segurança e eficiência de combustível.

Combinado com a transmissão CVX de variação contínua, o motor FTP de 6 cilindros do OPTUM, equipado com tecnologia Hi-eSCR, é construído em torno de um cárter estrutural. Embora o peso do trator, sem carga, seja 11.000 kg, o OPTUM CVX permite um peso bruto máximo de 16.000 kg.

Outra característica de economia de combustível é o sistema de gestão ociosa, que reduz a velocidade do motor de 850 rpm para 650 rpm, no caso do trator estar parado dois minutos.

O resultado final, é um trator que protege o solo porque permitir trabalhar com o peso adequado a cada tarefa, e acaba por se tornar no braço direito do proprietário e do seu negócio, porque além de possuir uma excelente eficiência de combustível, preserva imenso os pneus e outros componentes, o que não acontece quando se utiliza um trator pesado para tarefas mais leves do campo ou de transporte.

O prémio Trator do Ano mostra o quão importante são estas características na agricultura moderna. ​

Imprensa