Notícia

Conheça as 7 qualidades mais importantes que deve procurar num fornecedor de peças sobressalentes para empilhadores!

22-12-2016

Mesmo depois de escolher, comprar e lhe ser entregue o seu novo empilhador, o seu negócio com o fornecedor não termina. Se quiser que o seu empilhador seja sempre eficiente, e tenha o máximo de tempo de atividade, vai com certeza necessitar de peças sobressalentes.

Mas o que faz um bom fornecedor de peças sobressalentes? É uma questão importante para pensar, uma vez que mais tarde ou mais cedo os seus empilhadores vão naturalmente precisar de novas peças, e não é nada desejável que esse processo afete a eficiência e atrase o normal funcionamento e operações da sua empresa.


1 - Só fornecem peças originais

Quando é necessário substituir uma peça, pode ser tentador ir para as opções mais baratas, mas não tenha dúvidas, é uma má ideia.

Se quiser ter a certeza que o seu empilhador terá exatamente o mesmo desempenho que antes, as novas peças terão de ser genuínas.

E mais importante, se quiser assegurar a máxima segurança para a sua equipa e instalações, convém mesmo que as novas peças sejam originais, pois os principais fabricantes testam exaustivamente todas as suas peças, ao contrário de outros, por isso, tenha muita precaução em adquirir imitações.


2 - Os prazos de entrega são rápidos

Hoje em dia, mais do que nunca, o tempo vale dinheiro, e por isso nunca deve ter que esperar ou atrasar suas operações devido a problemas com um fornecedor de peças sobressalente. Os fornecedores de topo serão capazes de obter e entregar a maioria das peças em 24 horas, no caso da UNICARRIERS, 95% das peças atingem este objetivo.


3 – Não atrase o seu trabalho devido a questões de disponibilidade de stock

Tal e qual como na entrega, deverá ser capaz de obter o que precisa dentro do tempo esperado e não ser afetado por falhas de stock. Os maiores fornecedores de peças sobressalentes, que possuem armazéns maiores e centros de distribuição, geralmente têm melhores taxas de disponibilidade.​


4 - Os fornecedores devem pensar um passo à frente

Se é responsável por um ou mais armazéns, terá, com certeza, centenas de coisas em que pensar, é por isso que um bom fornecedor de peças sobressalentes, por experiência saberá e antecipará as suas necessidades. Isso pode significar produtos exclusivos, soluções inovadoras para problemas comuns ou campanhas especiais, por exemplo, preços mais baixos em peças sobressalentes como aquecedores e pneus, à medida que o inverno se aproxima.


5 - Garantias

Peças genuínas, diretamente do fabricante, são sempre de alta qualidade, mas por vezes pode não ser suficiente. Um bom fornecedor deve ser honesto e de confiança o suficiente para oferecer garantias nas suas peças sobressalentes, apenas para o caso de surgirem problemas.


6 – O processo de encomenda de peças sobressalentes deve ser simples

Quando precisa de um conjunto específico de peças, por exemplo, para um serviço programado, deverá ser simples obtê-lo todo de uma vez e não ter de encomendar todas as peças individualmente. Isso, além de economizar tempo na encomenda e entrega, dar-lhe-á a confiança que tudo será executado como programado.


7 – Encomendas Online

Muitos fornecedores ainda não possuem serviço de encomendas online, o que nos dias que correm pode ser decisivo, uma vez que permite verificar rapidamente a disponibilidade e variedade de produtos e é certamente muito mais fácil do que ligar para vários locais para saber a disponibilidade de uma peça.


Conclusão

Hoje em dia, é determinante avaliar estas qualidades no seu fornecedor atual, ou num novo fornecedor que poderá vir a escolher. As necessidades de peças sobressalentes afetam tanto o tempo como a segurança na atividade da sua empresa, por isso é natural que exija competência, rapidez e qualidade.

 

Adaptado de: "What should you look for in a forklift spare parts supplier?" em Blog Unicarriers por Xavier Bernard – Director Parts Product Management


Imprensa